RÁDIO WEB INESPEC

terça-feira, 16 de setembro de 2014

COMO ENSINAR CIÊNCIAS

COMO ENSINAR CIÊNCIAS
1. Discorra, em poucas linhas, sobre os eixos didáticos que cada professor deve garantir no ensino de Ciências.
2. Relate, levando em consideração a sua vivência educativa, duas situações que caracterizaram obstáculos na aprendizagem das Ciências.
3. De acordo com a UNESNO/Brasil como deve ser o ensino de Ciências no nosso país?
4. Qual evento na história da humanidade alavancou a produção do conhecimento científico?
2. Relate, levando em consideração a sua vivência educativa, duas situações que caracterizaram obstáculos na aprendizagem das Ciências.

Todos os alunos têm direito a um vasto conjunto de medidas pedagógicas e psicológicas que os ajudem a desenvolver a sua aprendizagem da melhor forma possível. Quando o aluno, os pais ou os professores estão insatisfeitos com a qualidade da aprendizagem (com os resultados escolares, com a capacidade de utilização dos conhecimentos adquiridos, com o seu contributo para o projecto de vida do aluno) é preciso parar para pensar,observar e descrever objetivamente a situação.
  • Que objetivos de aprendizagem o aluno ainda não alcançou?
  • Qual o seu nível de desempenho atual?
  • Como tem vindo a evoluir?
  • Que tentou fazer o próprio aluno? e os professores? e os pais?
  • Que mais se pode fazer?
  • Quem pode ajudar?
  • Como se podem registar e medir eventuais progressos?
Este tipo de análise é normalmente realizado no contexto escolar, por vezes em colaboração com os pais. Os pais podem ser convocados pelo diretor de turma para tomarem conhecimento ou para darem o seu parecer sobre algumas medidas de apoio. Acredito que a grande dificuldade no aprendizado se estabelece em falta de motivação por conta de alguns fatores já citados no contexto da disciplina; e por último as dificuldades interpessoais dos alunos, seja pela didática do mestre, pela sua motivação interprofissional, ou mesmo pela questões biopsicossociais do educando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário