COMO ENSINAR CIÊNCIAS
1. Discorra, em poucas linhas, sobre os eixos didáticos que cada professor deve garantir no ensino de Ciências.
2. Relate, levando em consideração a sua vivência educativa, duas situações que caracterizaram obstáculos na aprendizagem das Ciências.
3. De acordo com a UNESNO/Brasil como deve ser o ensino de Ciências no nosso país?
4. Qual evento na história da humanidade alavancou a produção do conhecimento científico?
4. Qual evento na história da humanidade alavancou a produção do conhecimento científico?
2. Relate, levando em consideração a sua vivência educativa, duas situações que caracterizaram obstáculos na aprendizagem das Ciências.
Todos os alunos têm direito a um vasto conjunto de medidas pedagógicas e psicológicas que os ajudem a desenvolver a sua aprendizagem da melhor forma possível. Quando o aluno, os pais ou os professores estão insatisfeitos com a qualidade da aprendizagem (com os resultados escolares, com a capacidade de utilização dos conhecimentos adquiridos, com o seu contributo para o projecto de vida do aluno) é preciso parar para pensar,observar e descrever objetivamente a situação.
- Que objetivos de aprendizagem o aluno ainda não alcançou?
- Qual o seu nível de desempenho atual?
- Como tem vindo a evoluir?
- Que tentou fazer o próprio aluno? e os professores? e os pais?
- Que mais se pode fazer?
- Quem pode ajudar?
- Como se podem registar e medir eventuais progressos?
Este tipo de análise é normalmente realizado no contexto escolar, por vezes em colaboração com os pais. Os pais podem ser convocados pelo diretor de turma para tomarem conhecimento ou para darem o seu parecer sobre algumas medidas de apoio. Acredito que a grande dificuldade no aprendizado se estabelece em falta de motivação por conta de alguns fatores já citados no contexto da disciplina; e por último as dificuldades interpessoais dos alunos, seja pela didática do mestre, pela sua motivação interprofissional, ou mesmo pela questões biopsicossociais do educando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário